O Horror Capitalista: TRABALHAR CANSA

Descrição do post.

Matheus Brasileiro

12/23/20251 min read

Helena aluga um imóvel e o transforma em um mercadinho de bairro, no qual também começa a trabalhar como gerente. Otávio, seu marido, acaba de perder o emprego no qual trabalhava há mais de dez anos.

Ao se ver em uma busca incessante por um emprego que parece nunca terminar, Otávio fica extremamente abatido e passa a se sentir uma pessoa inferior. Sua esposa, por outro lado, ao assumir o papel de provedora da família, se deixa comsumir cada vez mais pelo trabalho. Fazendo com que ela se torne, progressivamente, uma chefe cada vez mais autoritária, desconfiada e antipática.

Entremeado a tudo isso, coisas estranhas começam a acontecer no mercado, dando um ar sobrenatural à obra. Estes acontecimentos surreais servem, não só para angustiar os espectadores, como também para fazer uma alegoria à degradação mental ocasionada pelo capitalismo, que aflinge não só o casal de protagonistas, como também toda a sociedade brasileira.

Em um sistema opressivo e impiedoso, que promove e incentiva a competitividade e o individualismo, é natural, infelizmente, que os indivíduos se tornem pessoas cada vez mais autocentradas. Seja centrada em uma depressão profunda por não conseguir um trabalho ou em uma busca incessante por produtividade e resultados quando já se tem um trabalho.

TEXTO: Matheus Brasileiro
Onde Assistir? Prime Video