O INÍCIO, OS DESAFIOS E AS REFERÊNCIAS DE CHICCO AQUINO

Descrição do post.

12/9/20252 min read

A'CRON: Como e quando foi o seu início na música?

CHICCO AQUINO: Minha iniciação musical foi em casa. Meu pai era um colecionador de discos de vinil e fitas cassete. A gente escutava o disco do início ao fim. Cada fase das nossas vidas era marcada por um álbum que tinha acabado de ser lançado. Nessa época, ainda criança, a gente gravava fitas cassete para tocar nas festas dos meus pais. Tipo playlist mesmo, tá ligado?

Era tudo gravado do vinil em dois toca fitas: já eram as nossas mixtapes. Cada uma pra cada momentos da festa, Na hora, a gente ia trocando as fitas pré gravadas de acordo com o momento, disparando no segundo toca fitas.

Depois eu tive contato com instrumentos musicais pelo meu irmão, que já era um guitarrista com ouvido absoluto. Foi quando eu comecei a tocar baixo elétrico com 17 anos.

A'CRON: Quais foram os principais desafios que você enfrentou para seguir a carreira DJ e produtor no DF?

CHICCO AQUINO: O maior desafio foi conquistar o meu espaço. Quando comecei não tinham tantos deejays como hoje em dia mas a régua já tava alta. Mostrar o meu valor era realmente necessário.

Entendi que produzir eventos seria uma boa plataforma para me lançar no mercado. De certa forma, os eventos me impulsionaram como deejay ao mesmo tempo que meus sets me ajudaram nos eventos. Uma via de mão dupla.

Não esperei pela oportunidade, decidi criá-la. Sempre digo isso para quem tá começando: estude sempre, não pare, não espere.

A'CRON: Como você enxerga a cena da discotecagem no DF e quais são suas maiores referências na cidade?

CHICCO AQUINO: A cena de Brasília é muito forte e não deve nada pra ninguém. Vejo um crescimento na cena de produtores musicais. Nossos artistas são influenciados por muitas culturas e isso acaba refletindo na pista.

Minhas referências se tornaram grandes amigos e isso é uma parada muito foda. Chokolaty, Jamaika, Oblongui, Arlequim, Ls2, Mak, Dj A, Pezão. Tem muita gente mais nova que me influencia tbm.

A'CRON: Em uma frase, defina o seu trabalho artístico

CHICCO AQUINO: Passado e presente, juntos. Não gosto de limitar minha arte à rótulos ou gêneros musicais. Me vejo como um artista clássico e curioso.